Pasar al contenido principal
Disponible enPortuguês

Curso: Metodologia, ferramentas e bases de dados para gestão de riscos às mudanças do clima em zonas costeiras: uma proposta de aplicação para a costa brasileira

24 de noviembre de 2015|Evento

Antecedentes

No marco do Projeto “Desenvolvimento Sustentável Brasileiro e sua Integração com a América do Sul”, o Ministério do Meio Ambiente e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe  (CEPAL) vem realizando estudos, seminários e publicações sobre o desenvolvimento sustentável brasileiro e suas relações com a integração da América do Sul, para conhecer, debater e gerar consensos em torno de ações comuns ou específicas sobre recursos hídricos, padrões sustentáveis de produção e consumo e mudanças climáticas no Brasil e nos países latino-americanos, em especial os limítrofes, além de posicionamentos sobre temas mundiais relacionados ao desenvolvimento sustentável em organizações e fóruns regionais e multilaterais.

A CEPAL, em conjunto com Instituto de Hidráulica Ambiental de Cantábria (IHC) e o Office Mudança Climática Espanhol (OECE), desenvolveu um estudo de análise das alterações detectadas na dinâmica costeira e a influência da variabilidade climática na vulnerabilidade costeira da América Latina e Caribe, com a previsão dos impactos e riscos previstos para o futuro da região. Um dos objetivos do estudo foi fornecer informações para a elaboração de políticas econômicas para a região que considerassem a análise de riscos das mudanças climáticas.

Sob esta ótica, o programa de cooperação entre o MMA e a CEPAL inclui um projeto com o IHC cujo objetivo é fazer um ”downscaling” e adaptar a metodologia usada a nível regional e a nível local. Para esse fim, foi eleito o estado de Santa Catarina para o desenvolvimento de bases de dados históricas e projeções de mudanças climáticas para analisar riscos costeiros no litoral.  Considerando as limitações de dados locais e prazo de execução do projeto (6 meses), o estudo no trecho do litoral catarinense corresponderá a uma primeira parte do estudo de riscos costeiros, que permitirá identificar a cota de inundação, a partir de estudos sobre a dinâmica costeira, topografia e representação de eventos extremos, com possíveis impactos de erosão e inundação decorrentes das variações de cenários de mudanças do clima para os próximos 50 e 100 anos.

Nesse sentido, está sendo proposta a organização de um curso técnico sobre a metodologia de gestão de riscos costeiros às mudanças do clima, quando também serão apresentados os resultados do projeto. Este primeiro curso será voltado para gestores (Gercos e Gi-Gerco) e pesquisadores em geral. A ideia é fomentar a parceria entre gestores e universidades locais, sendo disponibilizadas duas vagas por estado, cujos participantes serão selecionados por meio de um processo semi-competitivo.

 

Objetivo

Capacitar gestores e pesquisadores no Brasil no uso de uma metodologia para calcular e analisar riscos e vulnerabilidade às mudanças climáticas como subsídio para melhorar a gestão costeira.

Resultados almejados

  • Gestores e pesquisadores capacitados no uso da metodologia
  • Disseminação da metodologia desenvolvida no estado de Santa Catarina
  • Disseminação dos resultados do projeto com o IHC
  • Fortalecimento do Gerco e Gi-Gerco

Participantes

Gestores do Grupo de Integração de Gerenciamento Costeiro (Gi-Gerco) e Gestores de Gerenciamento Costeiro dos Estados (Gerco) acompanhados por pesquisadores que atuam na zona costeira e marinha

Data:               24 a 26 de novembro de 2015

Localização:    Auditório de 505 SEPN 505 - Lote 02 - Bloco B - Edifício Marie Prendi Cruz, Brasília/DF