Se encuentra usted aquí

Disponible en:Español

Big Push para a Sustentabilidade

BRASILIA, Brasil - 26 mayo 2020

Descripción

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (CEPAL) vem desenvolvendo o Big Push para a Sustentabilidade, que é uma abordagem renovada para apoiar os países da região na construção de estilos de desenvolvimento mais sustentáveis, baseada na coordenação de políticas para promover investimentos transformadores desses estilos.

Em 2019, foi realizada a Chamada Aberta de Estudos de Casos de Investimentos para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil, pela CEPAL em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com o apoio da Fundação Friedrich Ebert (FES) e da Cooperação Técnica Alemã (GIZ).

A partir da Chamada Aberta, foram recebidos 131 estudos de casos de investimentos para o desenvolvimento sustentável. Houve uma grande diversidade de setores, pluralidade de atores, heterogeneidade de regiões e variedade de iniciativas entre os estudos enviados. Quanto aos setores, a maior parte dos casos é relacionada à Infraestrutura (30% do total de estudos), seguida por Agropecuária e Uso do Solo (28%), Indústria (13%), Reciclagem e Resíduos (11%) e outros. Sobre os tipos de iniciativas analisadas nos casos, nota-se que as principais foram relacionadas a políticas públicas (26% do total de estudos) e políticas corporativas (19%), seguidas por políticas de cooperação internacional (5%), medidas implementadas pelo Sistema S (2%) e combinações. Em termos de cobertura geográfica, a maior parte dos casos concentrou-se no nível nacional (28%), sendo que também houve estudos focados em áreas das regiões Sudeste (20%), Nordeste (17%), Sul (13%), Norte (12%), Centro-Oeste (8%) e combinações dessas.

O evento virtual “Big Push para a Sustentabilidade”, realizado em parceria entre a CEPAL e a Rede Brasil do Pacto Global tem o duplo objetivo de:

(i) Lançar o repositório online com mais de 60 estudos de caso do Big Push para a Sustentabilidade no Brasil

(ii) Anunciar os casos de investimentos selecionados como mais transformadores rumo à sustentabilidade do desenvolvimento, que compõem uma publicação que também será lançada no evento.

A Sra. Alicia Bárcena, Secretária-Executiva da CEPAL, fará um keynote speech sobre o Big Push para a Sustentabilidade na América Latina e Caribe.

Participarão do evento especialistas, autoridades e pessoas que estão liderando agendas de investimentos transformadores no Brasil.

O evento será realizado no dia 26/05 das 16 horas às 18 horas, no horário de Brasília.

Participe e conheça casos de investimentos com resultados positivos já observados nas dimensões social, econômica e ambiental no Brasil.

Información práctica

É necessário inscrever-se para ter acesso ao evento, por meio do seguinte link: https://bit.ly/BigPushSustentabilidade

Big Push
26 mayo 2020
Reuniones y seminarios técnicos
CEPAL-Brasilia
SBS QUADRA 01 BLOCO J ED.BNDES 17º ANDAR SALA 1706, 01
BRASILIA - DF
70076-900
Brasil
Con registro

Suscripción

Reciba las novedades de la CEPAL por correo electrónico

Suscríbase