Geração e integração de banco de dados históricos sobre o clima e de projeções de mudanças climáticas para a gestão de riscos costeiros no estado de Santa Catarina (Brasil)
Tema(s)
Este projeto é a primeira fase de um projeto mais ambicioso que pretende analisar os impactos e riscos da mudança climática na costa do Estado de Santa Catarina será seguido por uma segunda fase de avaliação de impactos, riscos e proposta de medidas de adaptação às mudanças climáticas e mitigação de riscos de eventos extremos. O âmbito desta primeira fase se limita à geração dos bancos de dados necessários sobre as dinâmicas, tanto históricas como de projeções de mudanças climáticas, bem como o desenvolvimento e aplicação da metodologia para fazer estudos de alta resolução sobre os impactos da inundação num trecho do litoral de Santa Catarina. O trabalho feito nas duas fases, uma vez validado, servirá de base para estudos de impacto e análise de risco para as mudanças climáticas ao longo da costa do Brasil. O projeto será implementando pela universidade de Cantabria, Espanha em parceria com universidade de Santa Catarina e Gerência Costeira do Departamento de Zoneamento Territorial Do Ministério do Meio Ambiente. Ministério de Meio Ambiente, Governo do Brasil
Resultados
Após o final de esse projeto o governo brasileiro contará com uma base de dados histórica e uma metodologia para poder fazer estudos de alta resolução sobre os impactos das mudanças climáticas no litoral de Santa Catarina que serão utilizadas para informar suas políticas e ações de adaptação a mudanças de clima. Além de isso a equipe cientifica da Universidade de Santa Catarina vai ter reforçado a sua capacidade de fazer estudos de impactos de mudanças climáticas e poderá colaborar com outros estados no Brasil para replicar o estudo no resto do litoral brasileiro.
Noticias:
-
17 de Marzo de 2017 | Noticias
CEPAL evaluó desempeño del Fondo Nacional sobre Cambio del Clima de Brasil
En un informe preparado por el organismo regional en colaboración con Ipea y la cooperación alemana (GIZ) se destaca que Brasil es uno de los pocos países del mundo que cuenta con un instrumento propio para el financiamiento de políticas sobre cambio climático.
-
7 de Noviembre de 2016 | Nota informativa
-
15 de Febrero de 2016 | Noticias
CEPAL presenta diez nuevos estudios sobre efectos y medidas frente al cambio climático en América Latina
Las publicaciones son fruto del trabajo desarrollado en el marco de EUROCLIMA, un programa de cooperación financiado por la Unión Europea.
-
10 de Diciembre de 2014 | Comunicado de prensa
Los impactos ya perceptibles del cambio climático en la región serán más intensos en el futuro
Un diagnóstico y diversas recomendaciones de política ofrece la CEPAL en un nuevo informe que estima los costos económicos de este fenómeno en América Latina y el Caribe.
País(es)
- Brazil