Descripción
Esta edição temática do Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi) vincula-se ao projeto Governança do Uso de Evidências, conduzido pela Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Diest/Ipea). Tal iniciativa discute as complexas relações entre o uso de evidências e o processo de produção de políticas públicas.
Adotando o modelo moderado de entendimento de evidências de Pinheiro (2020; 2022), etapas anteriores do projeto demonstraram a utilização de distintas fontes informacionais em diferentes escopos e áreas da atuação do Estado brasileiro, assim como identificaram e analisaram condicionantes do uso de evidências em contextos diversos de política pública (Koga et al., 2022a; Koga et al., 2021; 2022b; Palotti et al., 2021).
No estágio atual do projeto, buscou-se o direcionamento do foco para responder a questões aplicadas sobre como melhorar o uso de evidências, considerando os cuidados, desafios e potencialidades levantados pelas dezenas de estudos na publicação Políticas Públicas e Usos de Evidências no Brasil: conceitos, métodos, contextos e práticas (Koga et al., 2022a).