Pasar al contenido principal
Disponible enPortuguês

Oferta de ônibus elétrico no Brasil em um cenário de recuperação econômica de baixo carbono

Publication cover

Oferta de ônibus elétrico no Brasil em um cenário de recuperação econômica de baixo carbono

Autor: Barassa, Edgar - Ferreira da Cruz, Robson - Galvão Diniz Faria, Lourenço - Marques do Prado Tanure, Tarik - Bermúdez Rodríguez, Tatiana - Rigon, Vagner Descripción física: 126 páginas. Editorial: CEPAL Fecha: abril 2022 Signatura: LC/TS.2022/9

Descripción

Nota-se atualmente um momento ímpar de reflexão e prospecção de alternativas e aperfeiçoamento da mobilidade urbana. Acelerado principalmente nos últimos dez anos, esse processo tem tido como palco as grandes cidades, conglomerados urbanos e as capitais globais. Entendido numa perspectiva global, este processo tem ponderado tanto a diversificação das formas que as pessoas e bens podem se mover no espaço e território urbano, como o tipo de tecnología e sistema de propulsão que pode ser empregado para tal fim. A eletrificação é uma alternativa promissora para o alcance de uma mobilidade de baixo carbono do transporte público, onde a redução de emissões, com a ponderação dos impactos no meio ambiente e na saúde pública, tem se colocado como alvos e objetivos a serem alcançados. O Brasil tem grande potencial para o desenvolvimento da cadeia produtiva da eletromobilidade pública.

Índice

Resumo .-- Introdução .-- I. Panorama da cadeia produtiva, mercado nacional e regional de ônibus urbanos a diesel fabricados no Brasil .-- II. Ônibus de baixa-emissão: conceitos, visão de mercado internacional e ecossistema em construção no Brasil .-- III. Potencial crescimento do mercado e da cadeia produtiva dos ônibus convencionais e de baixa emissão no Brasil: um olhar para o horizonte 2050 .-- IV. Instrumentos necessários para suportar os cenários de projeção construídos: um olhar para os recursos financeiros e humanos .-- V. O que ganhamos com a difusão de mercado e produtiva dos ônibus elétricos no Brasil? uma análise a partir dos potenciais impactos econômicos diretos e indiretos associados .-- VI. Barreiras e oportunidades para a cadeia produtiva dos onibus de baixa emissão no Brasil: agendas estratégicas e ações necessárias .-- VII. Conclusão.