Pasar al contenido principal
Disponible enPortuguês

O futuro do crescimento com igualdade no Brasil: Ensaios vencedores do concurso em comemoração aos 70 anos da CEPAL

Publication cover

O futuro do crescimento com igualdade no Brasil: Ensaios vencedores do concurso em comemoração aos 70 anos da CEPAL

Autor institucional: NU. CEPAL Descripción física: 88 páginas. Editorial: CEPAL Fecha: marzo 2019 Signatura: LC/TS.2019/13

Descripción

A presente publicação reúne os melhores ensaios do concurso “O Futuro do Crescimento com Igualdade no Brasil”, realizado em parceria entre a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e o jornal Valor Econômico. O concurso ocorreu no contexto das celebrações dos 70 anos da CEPAL e teve como objetivo prestigiar pesquisadores e estudantes que têm produzido análises sobre o desenvolvimento do país sob influência do pensamento desenvolvido pela CEPAL ao longo de sua história.

Índice

Resumo .-- Introdução .-- Parte I. Ensaios vencedores do concurso “O futuro do crescimento com igualdade no Brasil”. Igualdade, justiça e crescimento no Brasil. Investimento em infraestrutura: uma estrada para o desenvolvimento .-- Parte II. Ensaios com menções honrosas do concurso “O futuro do crescimento com igualdade no Brasil” . Indústria 4.0 e a atual desindustrialização brasileira: a relevância do foco na inovação social / Paloma de Oliveira Morais. Passado e futuro do crescimento com igualdade no Brasil / William Nozaki. Cidades como alavanca do crescimento com igualdade / Robson Dias da Silva. Juventude negra e pobre: solução para um crescimento igualitário e sustentável do Brasil / Ramatis Jacino. Crescimento inclusivo e sustentável: Análise e perspectivas para o Brasil / Hiran Catuninho Azevedo. Reflexões sobre alternativas para um crescimento econômico inclusivo / Bruno Farina. O (sub)desenvolvimento brasileiro e suas perspectivas: reflexões teóricas sobre crescimento econômico e consumo de luxo / Juan N. Baldarenas e Fernanda G. Cardoso.