Skip to main content
Available in Português

Diferentes parceiros, diferentes padrões: Comércio e mercado de trabalho do Brasil nos anos 2000

Publication cover

Diferentes parceiros, diferentes padrões: Comércio e mercado de trabalho do Brasil nos anos 2000

Autor institucional: Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Economia-NU. CEPAL. División de Comercio Internacional e Integración Physical Description: 41 páginas. Editorial: CEPAL Date: October 2012 ECLAC symbol: LC/L.3529

Description

As exportações brasileiras se expandiram vigorosamente nos anos 2000, tendo contribuído positivamente para o crescimento do emprego. Porém, essa contribuição é relativamente pequena: o número de empregos diretos associados às exportações corresponde a cerca de 5% do emprego total da economia. Sua contribuição ao crescimento do emprego no Brasil nos últimos anos foi bem inferior à do consumo das famílias e até do investimento público. Quando se considera o emprego indireto associado às exportações, esse volume dobra. O crescimento do volume de empregos associados às exportações, de apenas 2%, não acompanhou o crescimento do emprego total, que avançou de 18%, e ficou bem abaixo à expansão de 200% das exportações entre 2002 e 2008. Isso se deve a mudanças técnicas que implicaram em uma redução significativa do conteúdo de emprego da produção e à evolução da composição das exportações. Para o conjunto dos setores agrícola, extrativo e manufatureiro, observa-se no período uma redução de cerca de 20% do conteúdo de emprego da produção. Esse movimento atinge 9 dos 16 setores analisados, merecendo destaque a redução da quantidade de trabalho por R$ produzido no setor agrícola. Ademais, a redução foi mais acentuada no que se refere ao trabalho menos qualificado, acompanhando a tendência generalizada na economia de aumento da qualificação dos trabalhadores.

Quanto ao padrão de comércio exterior brasileiro, o ciclo recente de crescimento das exportações tem se caracterizado por uma mudança significativa na composição setorial e na distribuição geográfica da pauta de exportações. Por um lado, os produtos manufaturados perderam peso diante do avanço nas exportações totais dos produtos básicos (commoditites agrícolas e minerais). Por outro lado, a dispersão geográfica da pauta de exportações brasileiras se acentuou devido à perda de importância dos EUA como mercado de destino e do fortalecimento de outros mercados, dentre os quais se destaca a China. A mudança na composição setorial das exportações guarda uma relação estreita com a evolução do perfil geográfico, visto que, se por um lado caíram as exportações de manufaturados para os EUA, por outro, a China notadamente é um mercado voraz das commodities brasileiras.

As implicações dessas mudanças sobre o perfil do emprego gerado pelas exportações são diversas, tanto em termos de número de empregos gerados quanto em termos de sua qualidade. Em primeiro lugar, a maior parte dos empregos gerados pelas exportações é de baixa qualificação. Em seguida, dos principais destinos das exportações brasileiras, aqueles que geram maior volume de emprego são a UE e a China, sendo esse emprego em sua larga maioria de baixa qualificação.

Table of contents

I. Introdução. -- A. Abertura e mercado de trabalho no Brasil. -- II. Perfil e evolução do mercado de trabalho no Brasil nos anos 2000. -- III. Evolução das exportações brasileiras nos anos 2000: Uma década de forte crescimento. -- A. Mudanças na composição setorial e geográfica da pauta de exportações brasileiras. -- B. Diferenças na composição setorial das exportações brasileiras segundo seus principais parceiros. -- IV. Contribuição das exportações para a geração de emprego no Brasil. -- A. Fatores explicativos do crescimento do emprego no Brasil nos anos 2000. -- B. Coeficiente de trabalho: Evolução da quantidade de emprego utilizada na produção. -- C. Conteúdo de trabalho direto das exportações brasileiras. -- D. Conteúdo de trabalho indireto das exportações brasileiras. -- E. Diferentes parceiros comerciais, diferentes efeitos sobre o emprego. -- V. Conclusões