Novo estudo da CEPAL sobre Políticas de Desenvolvimento Verde e Inclusivo da América Latina e o Caribe lançado na COP 30

14 Nov 2025 | Briefing note

Em evento paralelo realizado no Dia da Indústria na COP 30, em Belém, em 14 de novembro de 2025, a CEPAL apresentou estudo inédito sobre o estado atual e potencial de políticas para impulsionar o desenvolvimento de cadeias produtivas verdes, sustentáveis e inclusivas na região.

Créditos: CEPAL
Créditos: CEPAL

No Dia Temático da Indústria da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, 14 de novembro de 2025, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) apresentou estudo inédito sobre desenvolvimento produtivo verde e inclusivo na América Latina e Caribe. O estudo, que compõe o informe “Panorama das Políticas de Desenvolvimento Produtivo na América Latina e o Caribe 2025: como sair da armadilha da baixa capacidade para crescer?” da CEPAL, foi apresentado no evento paralelo “Building Inclusive Economies in the Global South via Green Industrial and Productive Development”, coorganizado pela CEPAL, pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e ONU Comércio (UNCTAD) com o apoio da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), da ONU Mulheres, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Open Society Foundations (OSF). 

A grande mensagem principal que se depreende do novo estudo da CEPAL é que as políticas climáticas, quando acompanhadas por e coordenadas com robustas políticas de desenvolvimento produtivo, podem impulsionar um futuro mais produtivo, inclusivo e sustentável na América Latina e o Caribe, fortalecendo as capacidades de crescimento econômico e reduzindo desigualdades. A pesquisa partiu da análise de uma nova geração de políticas de desenvolvimento produtivo e industrial “verdes” na região, incluindo a Nova Industria Brasil (NIB), a Política de Desenvolvimento Produtivo Sustentável do Chile, a Política de Reindustrialização da Colômbia e o Plano México. Os achados da pesquisa apontam que as políticas de desenvolvimento produtivo analisadas estão contribuindo de forma explícita e direta para avanços em transição energética, mobilidade sustentável, economia circular, bioeconomia, agricultura e gestão sustentável da água. No entanto, há oportunidades de desenvolvimento produtivo que poderiam receber maior atenção dessas políticas, notadamente em áreas ligadas a adaptação e resiliência e ao vínculo entre a transformação digital e a transformação ecológica. O estudo apresenta recomendações de aprimoramentos das políticas públicas para uma maior efetividade das políticas de desenvolvimento produtivo (PDPs) e climáticas na construção de um futuro mais produtivo, inclusivo e sustentável na região. Uma das principais recomendações é a necessidade de fortalecer a coordenação dessas políticas, incluindo uma melhor articulação da governança das PDPs com as políticas climáticas.

O evento de lançamento do estudo foi realizado no Pavilhão da UNFCCC, na Zona Azul da COP 30, iniciou com uma sessão sobre Desenvolvimento Industrial e Produtivo Verde para Economias Inclusivas no Sul Global, com representantes de organismos internacionais: Camila Gramkow (Diretora a.i. do Escritório da CEPAL no Brasil), Luz María de la Mora (Diretora da Divisão de Comércio Internacional e Commodities da UNCTAD), Ciyong Zou (Adjunto do Diretor Geral e Diretor de Tecnologia, Cooperação e Desenvolvimento Sustentável da UNIDO) e Daniele Violetti (Diretor Sênior de Coordenação de Programas da UNFCCC), sob a moderação de Venge Nyirongo (Especialista Internacional da ONU Mulheres). A segunda sessão abordou Perspectivas e Estratégias para Industrialização Verde e Desenvolvimento de Cadeias de Valor Sustentáveis Estratégicas com a participação de autoridades governamentais de países do Sul Global: Júlia Cruz (Secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil), Ivan Cruz (Diretor de Mecanismos Financeiros e Gestão de Portfolio do Viceministério de Mudança do Clima e Sustentabilidade do Ministério de Ambiente e Recursos Naturais da República Dominicana) e o Embaixador Ali Daud Mohamed (Enviado Especial para Mudança Climática do Quênia), sob moderação de Laura Carvalho (Diretora de Prosperidade Econômica e Climática da OSF).


Acesse o estudo (capítulo IV):

https://www.cepal.org/es/publicaciones/82535-panorama-politicas-desarrollo-productivo-america-latina-caribe-2025-como-salir

Veja a gravação do evento:

https://www.youtube.com/live/Hg_IyyF0XN0 

Subregional headquarter(s) and office(s)

Subscription

Get ECLAC press releases by e-mail.