Skip to main content
Available in Português

Avaliação de Desempenho do Brasil Mais Produtivo

Publication cover

Avaliação de Desempenho do Brasil Mais Produtivo

Autor institucional: NU. CEPAL-IPEA Physical Description: 130 páginas. Editorial: IPEA Date: November 2018 ECLAC symbol: LC/TS.2018/99 ISBN: 9788578113384

Description

O Brasil Mais Produtivo (B+P) é um instrumento de promoção da produtividade intrafirma, voltado a empresas de portes pequeno e médio, por meio de ferramentas de manufatura enxuta, ou lean manufacturing. Este estudo buscará avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade do B+P, sem desconsiderar o contexto histórico em que foi implementado, em que a avaliação é feita a partir de seus objetivos e por possíveis transbordamentos das ações do B+P no território. São feitos destaques positivos, limitações e recomendações para o futuro do B+P e de outras políticas similares.
Esta avaliação é produto da parceria entre a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para esta avaliação foi usado um mix de abordagens quantitativas e qualitativas, visando captar tanto os aspectos da formulação quanto os da implementação do programa. Trata-se de um formato de avaliação externa e independente, mas com um enfoque na interlocução política, tendo como propósito avaliar o grau de cumprimento dos objetivos das políticas, identificar boas práticas e fazer recomendações, visando melhorar as políticas e os programas do país avaliado.

Download other documents