OCDE - Avaliações de Desempenho Ambiental: Brasil 2015

1 December 2016 | Publication

OCDE - Avaliações de Desempenho Ambiental: Brasil 2015

- Publication corporate author (Institutional author): NU. CEPAL; OCDE
- Physical description: 284 páginas.
- Publisher: OCDE
- UN symbol (Signature): LC/BRS/L.30
- Date: 1 December 2016

Abstract

O Brasil alcançou progresso significativo, alinhando seus esforços de crescimento econômico e redução da pobreza com os avanços na sustentabilidade ambiental. Os recursos naturais são fundamentais ao desenvolvimento do país: o Brasil é o quarto maior produtor agrícola do mundo e importante ator global na produção de minérios e de petróleo, e as fontes hídricas geram a maior parte da sua energia elétrica. No entanto, o crescimento econômico, a urbanização, a expansão agrícola e o desenvolvimento da infraestrutura também acarretaram aumento do consumo de energia e pressões ambientais. Atualmente, o Brasil necessita retomar o crescimento e, ao mesmo tempo, dar continuidade à erradicação da pobreza, reduzir as desigualdades e a exclusão social e assegurar o uso sustentável de seu patrimônio ambiental.
Esta é a primeira Avaliação de Desempenho Ambiental do Brasil efetuada pela OCDE. Traz a avaliação dos avanços alcançados pelo país na busca por seus objetivos ambientais, focalizando o período desde o ano 2000. A Avaliação oferece 53 recomendações para auxiliar o Brasil no “esverdeamento” da sua economia e no aprimoramento da sua governança e gestão ambiental, com forte ênfase sobre o fomento da política de biodiversidade e de manejo de áreas protegidas.

Table of contents

  • Avaliação e recomendações
  • Parte I: Progresso Rumo ao Desenvolvimento Sustentável
  • Capítulo 1. Principais Tendências Ambientais
  • Capítulo 2. Governança e gestão ambiental
  • Capítulo 3. Esverdeamento da economia no contexto do desenvolvimento sustentável
  • Parte II Progresso rumo a objetivos ambientais selecionados. -- Capítulo 4. Conservação e uso sustentável da biodiversidade
  • Capítulo 5. Áreas protegidas.