EM FOCO

Reunião internacional sobre transporte marítimo aconteció na CEPAL

Foto: Ashitakka, Flickr

A Conferência Anual da Associação Internacional de Economistas Marítimos IAME 2011 América Latina, que busca construir novas redes em matéria de pesquisa e indústria, e aprofundar o conhecimento do mercado do transporte marítimo e portuário latino-americano e caribenho, foi realizada de 25 a 28 de outubro na sede da CEPAL em Santiago, Chile.

O encontro foi organizado por uma aliança estratégica de instituições acadêmicas: o Transport Research Institute (TRI) da Universidade Napier de Edimburgo, Escócia, Reino Unido, o Institute of Transport and Maritime Management Antwerp (ITMMA) da Universidade de Antuérpia, Bélgica, e a Divisão de Recursos Naturais e Infraestrutura da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) que atua como anfitriã do evento.

Hoy los servicios marítimos y los puertos juegan un papel clave como facilitadores del comercio internacional. Pero paralelamente la industria naviera y portuaria enfrenta numerosos desafíos producto de los continuos cambios en las condiciones económicas y las presiones sobre el ambiente y los recursos humanos.

Nesse contexto, o evento tentou analisar, discutir e propor soluções a inquietudes tais como: quais são os efeitos das atuais condições econômicas sobre os mercados de transporte marítimo?, quais são as respostas dos portos?, estão os desafios atuais mudando a geografia do transporte marítimo mundial? ou está preparada essa indústria para enfrentar os desafios do meio ambiente?

Igualmente, foi discutido o papel que, em uma economia global, as redes de transporte marítimo e portuárias cumprem na competitividade dos países.

Na IAME 2011, a Divisão de Recursos Naturais e Infraestrutura da CEPAL apresentou um estudo que projeta o tempo que tomaria chegar às costas sul-americanas as embarcações de maior tamanho existentes atualmente (13.000 TEUS em média), que estão destinadas ao transporte de contêineres.

Este tema, crucial para a competitividade futura dos portos dos países da região, exige um esforço de planejamento e otimização das políticas públicas da região, reforçando a importância de incorporar uma visão integrada e de longo prazo, que a CEPAL propôs como elemento central para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura e logística regional.

A Associação Internacional de Economistas Marítimos, fundada a começos dos anos 90, possui atualmente 500 membros individuais oriundos de todos os continentes e mais de 20 corporações filiadas. IAME celebra anualmente conferências, organizadas por diferentes instituições.

Outros temas mais específicos que foram tratados na reunião são a gestão dos contêineres, o transporte de cruzeiros, a competição e cooperação entre portos, a situação das embarcações de apoio e autopistas do mar, a educação e capacitação contínua, bem como aspectos institucionais, regulatórios e de segurança do transporte marítimo.


Mais EM FOCO
Sexta reunião da Conferência Estatística das Américas será realizada na República Dominicana

Dag Hammarskjöld, uma vida curta com um legado perdurável



 

 

 

 

   
  A indústria do transporte marítimo e portuária enfrenta numerosos desafios, produto das contínuas mudanças nas condições econômicas e das pressões sobre o meio ambiente e os recursos humanos.
 
 
  Durante a conferência, a CEPAL apresentou um estudo que projeta o tempo necessário para que aquelas embarcações de maior tamanho, dentro das existentes atualmente, cheguem às costas sul-americanas.