EM FOCO

Sexta reunião da Conferência Estatística das
Américas será realizada na República Dominicana

 

Ministros, diretores de institutos nacionais de estatística e expertos de organismos internacionais se reunirão em Bávaro, República Dominicana, na Sexta reunião da Conferência Estatística das Américas da CEPAL (CEA-CEPAL).

O encontro será realizado de 16 a 18 de novembro de 2011 e enfatizará o desenvolvimento de estatísticas relacionadas com o meio ambiente, os censos de população da rodada 2010 e os desafios futuros dos sistemas estatísticos nacionais, dentro de seminários realizados durante a Conferência.

No primeiro deles, os diretores dos institutos nacionais de estatística e os representantes dos bancos centrais que participem da reunião compartilharão as distintas visões dos países integrantes sobre experiências bem-sucedidas em produção e uso de estadísticas do meio ambiente.

No seminário sobre censos de população da rodada 2010 os participantes analisarão exemplos inovadores da aplicação de tecnologias e metodologias de controle de qualidade dos dados censitários, enquanto no seminário sobre desafios atuais e futuros para o desenvolvimento dos sistemas estatísticos nacionais se examinarão experiências de boas práticas para a implementação destes sistemas na região.

Durante a Sexta reunião da Conferência Estatística das Américas haverá uma sessão organizada pela CEPAL, em coordenação com o Governo do Haiti para discutir o apoio que a comunidade estatística regional dará ao censo a ser realizado nesse país em 2013 e ao fortalecimento das estatísticas haitianas em geral.

Os delegados também debaterão sobre a proposta de atualização do Plano Estratégico 2005-2015, que define a missão, a visão, os objetivos estratégicos específicos e as principais linhas de ação nas quais a Conferência deverá concentrar seus esforços até o ano 2015.

Ademais se apresentará a proposta do Programa bienal de atividades de cooperação regional e internacional 2012-2013 da Conferência, que contempla quatro objetivos principais: fortalecimento institucional, promoção da formação dos recursos humanos, fomento e desenvolvimento das capacidades técnicas e fomento da coordenação e cooperação internacional dentro da região.

Os Estados membros também deverão tomar conhecimento e aprovar o Informe de execução do Programa Bienal de Cooperação regional e internacional para o período 2009-2011 e, finalmente, elegerão o novo Comitê Executivo da Conferência, para o período 2011-2012.

A CEA é um órgão subsidiário da CEPAL que promove o desenvolvimento e o aprimoramento das estatísticas nacionais e sua comparabilidade internacional, bem como a cooperação internacional, regional e bilateral em matérias estatísticas na região.

Para mais informação visite o site da Sexta reunión de la CEA-CEPAL.



 

 


 

 

 

 
 
 

Reunião se enfocará no desenvolvimento das estatísticas de meio ambiente, nos censos de população da rodada 2010 e nos desafios futuros dos sistemas estatísticos nacionais.

 
 
 

Haverá também uma sessão especial sobre o Haiti para discutir o apoio que a comunidade estatística regional dará a esse país à realização do censo de 2013.