Nota informativa
O workshop ocorreu no âmbito do projeto “Big Push para a Mobilidade Sustentável no Brasil”, que visa apresentar evidências para apoiar políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável no país, com foco no transporte urbano pessoal de baixa emissão de gases do efeito estufa, tais como o Programa Rota 2030 e a Política Nacional de Mobilidade Urbana. O projeto é executado conjuntamente pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o Ministério da Economia e o Ministério do Desenvolvimento Regional e conta com o apoio da Cooperação Técnica Alemã (GIZ). O foco do projeto “Big Push para a Mobilidade Sustentável no Brasil” é promover investimentos em veículos elétricos e híbridos pessoais, de forma a complementar o projeto Promob-e, também apoiado pelo GIZ no Brasil, focado na eletrificação do transporte coletivo.
O workshop teve o duplo objetivo de:
- Apresentar e discutir a metodologia e os resultados preliminares de cenários de instrumentos de políticas públicas para acelerar a penetração de veículos elétricos e híbridos pessoais no Brasil;
- Construir convergências e complementaridades com os resultados de outros projetos e iniciativas relevantes no contexto da mobilidade sustentável no Brasil, focados na eletromobilidade do transporte coletivo, mobilidade ativa e transporte de carga sustentável.
O evento, que foi realizado no último dia 26 no Ministério da Economia, contou com a presença de mais de 50 representantes do governo brasileiro, do setor privado (automotivo, de baterias, de motores elétricos, de componentes de veículos etc.), do setor financeiro e de especialistas em mobilidade sustentável. O workshop foi uma oportunidade para a troca de experiências, aprendizagem entre pares, validação dos resultados do projeto e discussão das próximas etapas.
Foram discutidos as oportunidades e os desafios para um grande impulso (big push) para a mobilidade sustentável no Brasil. Além de discutir em detalhe tendências políticas para veículos elétricos e híbridos pessoais. O evento abordou também, questões ligadas a transporte público, mobilidade ativa e transporte de carga sustentável. Temas transversais, tais como inclusão, justiça no acesso ao espaço urbano e igualdade de gênero foram discutidas. Segundo os participantes do workshop, é necessário pensar o projeto Big Push para a Mobilidade Sustentável no Brasil como o início de um processo que tenha continuidade no futuro.
As contribuições recebidas no evento serão incorporadas ao relatório final do projeto, que se pretende lançar no primeiro semestre de 2020 e será disponibilizado ao público.
Mais informações sobre o projeto Big Push para a Mobilidade Sustentável no Brasil:
https://www.cepal.org/pt-br/proyectos/big-push-mobilidade-sustentavel-brasil