Pasar al contenido principal
Disponible enPortuguês

Alternativas para o desenvolvimento brasileiro: Novos horizontes para a mudança estrutural com igualdade

Publication cover

Alternativas para o desenvolvimento brasileiro: Novos horizontes para a mudança estrutural com igualdade

Coordinador/a: Chiliatto-Leite, Marcos Vinicius Descripción física: 255 páginas. Editorial: CEPAL Fecha: mayo 2019 Signatura: LC/TS.2019/27

Descripción

Ao comemorar os 70 anos da CEPAL, o Escritório em Brasília, com o apoio da Friedrich-Ebert-Stiftung (FES) e da Young Scholars Initiative do Institute for New Economic Thinking, convidou jovens pesquisadores brasileiros para analisar o futuro da economia do Brasil, a partir das propostas e estruturas das análises da CEPAL. Os artigos incluídos abordam desafíos e oportunidades para o desenvolvimento do país nos próximos anos a partir de temas diversos, tais como a vulnerabilidade externa, a fragilidade das finanças públicas e do Estado, a inovação e diversificação produtiva, a necessidade de políticas sociais distributivas e o impacto da mudança climática. A leitura desse conjunto de artigos poderá formar um horizonte para o debate sobre alternativas de desenvolvimento para o Brasil, articulando uma mudança estrutural com igualdade.

Índice

Prefácio. Alternativas para o desenvolvimento Brasileiro / Maria da Conceição Tavares .-- Introdução. Novos horizontes para o desenvolvimento com igualdade no Brasil: desafios em um mundo em transformação / Marcos Vinicius Chiliatto Leite .-- Parte 1. Desafios sociopolíticos e capacidades do Estado para a política de desenvolvimento. I. Sociedade salarial e resiliência: reflexões sobre a economia política da mudança estrutural / André Bojikian Calixtre .-- II. Estado e desenvolvimento no Brasil: estrutura de poder, dinâmica política e instabilidade institucional / William Nozaki .-- Parte 2. Frentes de expansão para mudança estrutural progressiva. III. Questão de estilo: a mudança estrutural para a igualdade e seus desafios / Fernando Rugitsky .-- IV. Políticas sociais, distribuição, crescimento e mudança estrutural / Esther Dweck, Pedro Rossi .-- V. De obstáculo a motor do desenvolvimento econômico: o papel da agenda climática no desenvolvimento / Camila Gramkow .-- VI. Mudança estrutural e complexidade econômica: identificando setores promissores para o desenvolvimento dos estados brasileiros / João P. Romero, Fabricio Silveira .-- Parte 3. Desafios de uma inserção internacional periférica, do financiamento e dos preços fundamentais. VII: Limites para o crescimento com mudança estrutural no Brasil no século XXI / Clara Brenck, Laura Carvalho .-- VIII. Estabilizando a taxa de câmbio em patamares competitivos: propostas para conter a volatilidade cambial de uma moeda periférica / Guilherme Mello, Bruno de Conti, Pedro Rossi .-- IX. Como lidar com a inserção produtiva periférica: agenda para o desenvolvimento do Brasil / Cristina Fróes de Borja Reis, Fernanda Graziella Cardoso .-- X. A velha senhora, em roupas novas: vulnerabilidade externa no Brasil atual / André M. Biancarelli .-- XI. Inflação de conflito em um sistema de metas de inflação: como evitar políticas de austeridade? / Ricardo Summa.