Pasar al contenido principal
Disponible enPortuguês

Descentralização, desenvolvimento local e crise da federação no Brasil

Publication cover

Descentralização, desenvolvimento local e crise da federação no Brasil

Autor institucional: German Agency for Technical Cooperation-NU. CEPAL-NU. CEPAL. División de Desarrollo Económico Descripción física: 48 páginas. Editorial: CEPAL Fecha: febrero 2000 Signatura: LC/R.1975

Descripción

Resumo executivo
Este documento tem como objetivo realizar uma análise de caráter geral da situação atual do processo de descentralização no Brasil, procurando identificar os condicionantes para o fortalecimento das experiências de desenvolvimento local.
Para isto, examinam-se inicialmente algumas especificidades do processo de descentralização em um contexto de um estado federal - como o Brasil - e destacam-se algumas relações relevantes entre o desenvolvimento local, a descentralização, o federalismo e a globalização.
Na segunda parte do trabalho, procuramos diferenciar a descentralização 'pela demanda' ocorrida nos anos 80 durante a redemocratização do país, da descentralização 'pela oferta', principalmente na segunda metade dos anos 90 e tendo como contexto mais amplo uma progressiva crise da federação.Finalmente, apontam-se algumas disjuntivas que este processo recente coloca para a generalização de experiências virtuosas de desenvolvimento local.