Skip to main content
Available in Português

Indicadores de saúde reprodutiva na América Latina e no Caribe

Publication cover

Indicadores de saúde reprodutiva na América Latina e no Caribe

Autor institucional: NU. CEPAL. División de Asuntos de Género Physical Description: 51 páginas. Editorial: CEPAL Date: June 2010 ECLAC symbol: LC/L.3227-P ISBN: 9789213234235

Description

Neste estudo, que tem por objetivo analisar indicadores de saúde reprodutiva na America Latina e no Caribe, optou-se por trabalhar com os seguintes países: Brasil, o Estado Plurinacional da Bolívia, Colômbia, Cuba, Jamaica, México e Nicarágua, que ,por sua diversidade geográfica, ofereciam uma perspectiva mais acurada sobre o universo em questão. Neste trabalho foram analisados os seguintes indicadores de saúde reprodutiva: mortalidade materna, gravidez na adolescência, planejamento familiar e HIV/AIDS. Optou-se também por incluir o aborto como um indicador de saúde reprodutiva posto que transversalisa as demais dimensões, incidindo sobre as mesmas.

Foram utilizados como principal fonte de consulta destes indicadores de saúde reprodutiva os sítios eletrônicos da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), do Development Health Survey (DHS) e das Metas de Desenvolvimento do Milênio nas Nações Unidas (MDGS.UN). E, além destas, foram consultadas outras fontes como os sítios dos Ministérios da Saúde dos países em estudo, da UNAIDS, do PNUD, da OMS e da OPAS dentre outros. Procurou-se. traçar um panorama das fontes de informação sobre esta temática, destacando o tipo de informação produzida e sua dimensão temporal. Neste sentid o foram analisados os os anos mais recentes disponibilizados em cada fonte de pesquisa, tomando como ponto de partida o ultimo ano em que foram encontradas informações disponíveis e retrocedendo três anos.

Cada dimensão de saúde reprodutiva foi analisada obedecendo a abordagem metodológica similar. Neste sentido, cada indicador foi contextualizado de forma similar, indicando dificuldades e apresentando algumas recomendações quanto a sua melhoria. O objetivo desde estudo é contribuir, com essas informações e sugestões para a proposição de melhorias e para a universalização do acesso à serviços de saúde sexual e reprodutiva.