PUBLICAÇÕES


 

Espaços ibero-americanos: O investimento estrangeiro. Oportunidades para impulsionar uma relação renovada
(Novembro de 2012)

Autor: CEPAL, SEGIB

Este documento é uma contribuição da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) ao processo de preparação da XXII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo (Cádiz, Espanha, 16 e 17 de novembro de 2012). O objetivo principal deste documento é proporcionar aos governos uma perspectiva ampla e bem informada de algumas dimensões relevantes do desenvolvimento dos países que integram o espaço ibero-americano).

 
 

Notas de población 94 (2012)
(2012,em espanhol)

Autor: CELADE – Divisão de População da CEPAL

Este número da Revista Notas de Población reúne oito trabalhos sobre temas relevantes da pesquisa sociodemográfica na América Latina e no Caribe, que abarcam tanto escalas regionais como nacionais. Eles adotam enfoques e metodologias orientadas a destacar as transformações que acontecem na população, seus espaços e ambientes, famílias e gerações.

 
 

La República Popular China y América Latina y el Caribe: Diálogo y cooperación ante los nuevos desafíos de la economía global
(Junho de 2012, em espanhol)

Autor: CEPAL

Este documento atualiza a informação sobre o comércio e o investimento entre a América Latina e o Caribe e a República Popular da China, como uma contribuição sobre o significado atual e as projeções que o crescente vínculo com a China e a região da Ásia-Pacífico representa para o desenvolvimento regional. Foi apresentado no âmbito da visita à CEPAL do Primeiro-Ministro chinês, Wen Jiabao.

 
 

Reforma fiscal en América Latina. ¿Qué fiscalidad para qué desarrollo?
(2012, em espanhol)

Editores: Alicia Bárcena e Narcís Serra

Recentemente, a governança corporativa (GC) adquiriu uma importância crescente. A CEPAL, em aliança com diversos organismos internacionais, como a OECD, a CAF e o BID, realizou este projeto que contempla a construção de uma matriz que recolhe os principais pontos fortes e fracos das normas de GC relacionadas diretamente com a emissão de dívida no Brasil, Colômbia e México. Define uma série de padrões à luz das normas e dos mecanismos de cumprimento. Estabelece um valor de referência (benchmark) que considera princípios de GC para fortalecer a emissão de bônus que, ao serem aplicados, geram incentivos de mercado e um regime legal que promove a expansão dos mercados de dívida.

 
 

La Unión Europea y América Latina y el Caribe: Inversiones para el crecimiento, la inclusión social y la sostenibilidad ambiental
(Outubro de 2012, em espanhol)

Autor: CEPAL

Este documento é uma contribuição da CEPAL ao processo de preparação da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e da União Europeia (UE), a ser realizada em Santiago em 26 e 27 de janeiro de 2013. Oferece uma perspectiva ampla e bem informada das principais dimensões do desenvolvimento dos países das duas regiões, assim como antecedentes sobre o tema central da Cúpula: investimentos para o crescimento econômico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental.

 
notas

O novo site de Publicações da CEPAL oferece também a possibilidade de baixar gratuitamente livros eletrônicos, ou “e-books”. Já existem vários títulos disponíveis em formato pdf, epub, mobi, rtf, swf, por exemplo, que podem ser visualizados em dispositivos móveis da Apple ou Android, bem como Kindle da Amazon. Para obter mais informações, siga o link (em espanhol).