EM FOCO

Uma homenagem ao pioneiro da paz

Foto: CEPAL

Por motivo do quinquagésimo aniversário da morte de Dag Hammarskjöld, que faleceu em um acidente aéreo enquanto cumpria funções de manutenção da paz no Congo, as Nações Unidas, a Suécia e diversos atores da comunidade internacional organizaram vários eventos em sua homenagem.

Dando seguimento aos eventos realizados no Chile, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a Embaixada da Suécia apresentaram recentemente um livro que colhe as expressões de respeito oferecidas durante a homenagem ao ex-Secretário-Geral da ONU por personalidades das relações internacionais, dos direitos humanos e do direito internacional.

O livro intitulado Pioneiro da paz. Homenagem a Dag Hammarskjöld inclui artigos de Alicia Bárcena, Secretária Executiva da CEPAL, e Eva Zetterberg, Embaixadora da Suécia no Chile, que compartilham a autoria do prólogo e do último capítulo. A publicação também conta com contribuições de Ove Bring, María Teresa Infante, Alberto van Klaveren, Walter Sánchez e José Zalaquett.

No terceiro capítulo, Alicia Bárcena define o ilustre sueco como “homem carismático, um idealista: pragmático, trabalhador incansável para prevenir a guerra e velar pelos princípios da Carta das Nações Unidas, tarefa nada fácil no mundo bipolar desses anos, quando imperava a Guerra Fria e a ameaça nuclear ensombrecia a vida cotidiana”.

A Secretária Executiva relembra as contribuições de Dag Hammarskjöld para as Nações Unidas e a defesa que fez das organizações regionais, entre elas a CEPAL, como organismos com um papel central para se antecipar aos conflitos. Além disso, relata o impacto que sua visão e trajetória tiveram para os sucessores no cargo de Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan e Ban Ki-moon, e reitera a vigência das suas ideias e legado para as novas gerações respondendo à pergunta: o que pensaria Dag Hammarskjöld do mundo de hoje?

Dag Hammarskjöld, homem público sueco, proeminente funcionário internacional e Secretário-Geral das Nações Unidas entre 1953 e 1961, é lembrado por sua liderança moral e integridade pessoal, assim como por sua inovadora interpretação da Carta das Nações Unidas para tornar possível a criação de um dos instrumentos mais usados pela Organização: as operações de paz.

Embora as circunstâncias em torno da morte de Hammarskjöld continuem sendo motivo de controvérsia e especulações, sua contribuição para a paz, o direito internacional e a diplomacia preventiva, tal como apresentada nos artigos que compõem o livro, é inquestionável.


Mais EM FOCO
Mapa da pobreza infantil nos povos indígenas e afrodescendentes da região

Cresce a importância da terceirização de serviços na América Latina e no Caribe

Autonomia das mulheres: um olhar sobre quatro países da região

Com fórum de especialistas, a CEPAL promove o desenvolvimento de cidades sustentáveis na região





 

 

 

 

   
  O livro Pioneiro da Paz é uma homenagem a Dag Hammarskjöld 50 anos após sua trágica morte em um acidente aéreo.
 
 
 

O ex-Secretário-Geral das Nações Unidas (1953-1961) é lembrado por sua liderança moral e integridade pessoal, bem como por sua inovadora interpretação da Carta das Nações Unidas que tornou possível a criação das operações de paz.