EM FOCO

CEPAL apresentará avances no uso de banda larga e TIC em conferência no Peru

Foto: stevendj, Flickr

A CEPAL apresentará três novas publicações, incluindo uma que analisa a penetração da banda larga na região e propostas de políticas para universalizar seu acesso, na Terceira Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação da América Latina e Caribe.

Além da banda larga, as duas outras publicações contêm um modelo integral de políticas públicas para a sociedade da informação e uma análise dos avances da implementação do plano de ação regional sobre a matéria entre 2008 e 2010.

Durante a Conferência, que será realizada de 21 a 23 de novembro em Lima, Peru, autoridades ministeriais, representantes de organismos internacionais e da sociedade civil buscarão aprovar um novo Plano de Ação Regional, denominado eLAC2015, que concebe as tecnologias da informação e das comunicações (TIC) como instrumentos para o alcance de um desenvolvimento com mais inovação e igualdade.

Durante uma reunião regional preparatória, que realizada em setembro em Montevidéu, Uruguai, representantes de 17 países da América Latina e do Caribe estudaram os diretrizes propostos pela CEPAL, Secretaria Técnica do Plano de Ação Regional, com vistas a 2015.

Após o diálogo entre os países, o plano ficou composto por 8 grandes diretrizes e 22 metas. As diretrizes principais têm por objetivo que a região dê um salto em direção à universalização do acesso à banda larga, que as TIC sirvam como uma ferramenta para uma educação e uma saúde inclusivas e de qualidade e que se promova a inovação digital e a incorporação das TIC nas pequenas empresas.

Mario Cimoli, Diretor da Divisão de Desenvolvimento Produtivo e Empresarial da CEPAL, destacou o êxito da reunião preparatória e enfatizou que as TIC são um detonador para crescer com igualdade e promover a integração regional.

O Plano de Ação Regional eLAC2015 tem também como finalidade o cumprimento dos objetivos expostos tanto na primeira como na segunda fase da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (Genebra em 2003 e Túnis em 2005), para contribuir à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2015.

Toda a informação relevante sobre a Terceira Conferência Ministerial, incluindo um registro on-line para os participantes, está disponível em: http://www.cepal.org/elac2015/.

 

 


 

 

 

 
 
  A Terceira Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação da América Latina e Caribe será realizada entre 21 e 23 de novembro em Lima.
 
 
 

Três novas publicações serão apresentadas pela CEPAL neste encontro, onde será aprovado um novo plano de ação regional que concebe as TIC como instrumentos detonadores de um desenvolvimento com mais inovação e igualdade.