PUBLICAÇÕES


  banda ancha

Banda ancha en América Latina: más allá de la conectividad
(Fevereiro de 2013, em espanhol)

Coordenadores: Valeria Jordán, Hernán Galperin e Wilson Peres

Esta publicação analisa a evolução da banda larga na América Latina, avalia os efeitos econômicos de sua expansão, estuda as políticas públicas para sua massificação e discute seu futuro. As considerações de política se concentram nos planos nacionais de universalização e no debate sobre a neutralidade da rede. O estudo das tendências recentes focaliza o avanço da computação em nuvem e os desafios que apresenta o ingresso dos operadores over the top (OTT). Especial atenção é dada à necessidade de expandir regionalmente os pontos de intercâmbio de tráfico (IXP) e à importância da brecha de demanda.

 
  protección social

Sistemas de protección social en América Latina y el Caribe: Panamá
(Fevereiro de 2013, em espanhol)

Autor: Alexis Rodríguez Mojica

Este documento faz parte de uma série de estudos de caso nacionais cujo propósito é difundir o conhecimento sobre a situação atual dos sistemas de proteção social nos países da América Latina e do Caribe, bem como discutir os principais desafios neste âmbito em termos da realização dos direitos econômicos e sociais da população e a consecução de alguns objetivos de desenvolvimento, tais como a superação da pobreza e da fome.

 
  conferencias magistrales

Reflexiones sobre el desarrollo. Conferencias magistrales 2011-2012
(Janeiro de 2013, em espanhol)

Autor: CEPAL

Este livro contém uma seleção das conferências mais destacadas apresentadas na sede da CEPAL durante 2011 e 2012. Sua difusão responde à transcendência dos temas tratados e ao enfoque particular dado pelos palestrantes. Reunidas em um só volume, estas conferências magistrais indicam a necessidade de pensar o desenvolvimento a partir de uma visão múltipla e integrada, como vem fazendo a CEPAL ao longo dos últimos 60 anos.

 
  Argentina

Hacia un desarrollo inclusivo. El caso de la Argentina
(Janeiro de 2013, em espanhol)

Editores: Ricardo Infante e Pascual Gerstenfeld

Este livro é produto de uma iniciativa da CEPAL e da OIT destinada a fortalecer o debate e o quadro analítico em torno da formulação de uma estratégia de desenvolvimento inclusivo na Argentina, bem como apoiar a formulação de políticas que impulsionem a convergência produtiva, o crescimento econômico e a equidade social. Trata-se de adotar uma estratégia renovada, com um crescimento econômico baseado em uma menor heterogeneidade estrutural e mais desenvolvimento produtivo, cujo dinamismo tenha efeitos positivos sobre o emprego, a distribuição de renda e a inclusão social.

 
  integración eléctrica

Integración eléctrica en América Latina: antecedentes, realidades y caminos por recorrer
(Fevereiro de 2013, em espanhol)

Coordenador: Beno Ruchansky

Apesar de existirem importantes benefícios econômicos, sociais e ambientais na integração dos sistemas elétricos de dois ou mais países, a região não tem avançado ao ritmo das expectativas geradas nos objetivos desses processos. Este documento evidencia as barreiras e obstáculos apresentados pelos processos de integração dos setores elétricos entre países e nas sub-regiões da América Latina.

 
  Centroamérica

Integración social en Centroamérica. Situación al 2012, tendencias y propuestas
(Janeiro de 2013, em espanhol)

Autor: Carlos Roberto Pérez, Humberto Soto da Rosa e Andrea Pellandra.

O processo de integração social centro-americano foi proposto há vários anos como objetivo regional; porém, até agora a materialização desse processo não foi possível por diversas causas. Este relatório, que responde à necessidade de contar com um documento que sirva como base para a formulação de políticas neste tema, foi produzido dentro do projeto de cooperação técnica CEPAL-GIZ: “Integração Regional e Investimento em Bens Públicos Regionais”.

 
notas

O novo site de Publicações da CEPAL oferece também a possibilidade de baixar gratuitamente livros eletrônicos, ou “e-books”. Já existem vários títulos disponíveis em formato pdf, epub, mobi, rtf, swf, por exemplo, que podem ser visualizados em dispositivos móveis da Apple ou Android, bem como Kindle da Amazon. Para obter mais informações, siga o link (em espanhol).