ESCRITÓRIOS REGIONAIS

Panorama biotecnológico da província argentina de Córdoba

energia
Foto: Daniela Medeira, Flickr

Um panorama dos avanços em matéria de biotecnologia na Província de Córdoba, Argentina, pode ser encontrado no Documento de Projeto Mapa biotecnológico da Província de Córdoba, realizado pelo Escritório da CEPAL em Buenos Aires, no contexto de um acordo com a Unidade de Vinculação Tecnológica Córdoba, fundada por três associações empresariais da zona.

O estudo baseia-se em informação original e atualizada obtida a partir de levantamentos específicos, realizados junto a empresas biotecnológicas e cientistas que conduzem pesquisas deste tipo. Ambos os levantamentos permitiram obter informação quantitativa e qualitativa para traçar este mapa biotecnológico.

Sob a perspectiva quantitativa, o estudo apesenta a magnitude dos atores, esforços econômicos, resultados e impactos da biotecnologia na província. Isto é complementado por uma análise qualitativa que permite enriquecer a base de conhecimento a respeito dos motivos e fatores que explicam as atuais capacidades tecnológicas e produtivas nessa matéria, assim como os obstáculos que inibem seu maior desenvolvimento.

Quanto às empresas, o trabalho assinala que "se trata de um conjunto heterogêneo que desenvolve atividades referentes à saúde humana e animal, à biotecnologia agrícola não geneticamente modificada e ao processamento industrial”.

Também destaca que “geram cerca de 300 postos de trabalho e, nos últimos anos, mais da metade das empresas aumentou seus níveis de emprego em mais de 20%”, enquanto “180 pessoas dedicam-se à produção estritamente biotecnológica”.

Ao mesmo tempo, estas empresas, “embora possam ter certo potencial individual, não compõem ainda um conjunto substantivo com capacidade de gerar sinergias operacionais”.

O documento também assinala que “a província conta com uma base científica biotecnológica formada por pesquisadores pertencentes a diversas instituições acadêmicas e científico-tecnológicas” localizadas em toda a área.

Com referência às potenciais áreas de aplicação, espera-se que os resultados das pesquisas possam ser aplicados a três grandes áreas: saúde humana, agricultura e saúde animal.

Também é possível sua aplicação em outras áreas, como meio ambiente, recursos naturais, processamento industrial e silvicultura.

Este trabalho constitui um estudo abrangente e uma visão integral a respeito da evolução e do atual desenvolvimento da atividade biotecnológica na Província de Córdoba, considerando todos os atores públicos e privados que participam ativamente.

Gráfico

Província de Córdoba: áreas de aplicação dos resultados dos projetos na área de biotecnologia

Fonte: Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) com base no banco de dados do Mapa Biotecnológico da Província de Córdoba.


 

 


 

 

 

 
  O estudo mostra a magnitude dos atores, esforços econômicos, resultados e impactos da biotecnologia na província argentina de Córdoba.
 
  As empresas do setor geram cerca de 300 postos de trabalho e, nos últimos anos, mais da metade aumentou seus níveis de emprego em mais de 20%.