ESCRITÓRIOS REGIONAIS

A CEPAL apoia políticas de planejamento na Argentina

Shell
Foto: Cézaro De Luca/EFE

A assinatura de um convênio, a preparação de um livro e a organização de um seminário são algumas das mais recentes ações lideradas pela CEPAL para apoiar a formulação e a execução de políticas de planejamento na Argentina.

Através de sua participação na formulação do Plano Estratégico Industrial 2020, a CEPAL se converteu em um ator cada vez mais relevante para o estudo, a elaboração e a implementação de políticas de planejamento formuladas pelo Governo argentino nos últimos anos.

Em breve será publicado o livro La industria manufaturera argentina 2003-2010. Reconstruyendo capacidades y desafíos frente al futuro, que inclui uma parte importante dos estudos realizados pela CEPAL nesse processo de cooperação.

Na mesma linha, a CEPAL assinou um Convênio de Cooperação Técnica com a Subsecretaria de Planejamento Territorial de Investimento Público do Ministério de Planejamento Federal para gerar um sistema de informação que permita analisar com maior rigor a disposição territorial dos complexos produtivos mais relevantes do país, atribuindo especial ênfase à detecção de setores e territórios que merecem ações concretas de intervenção estatal sob a perspectiva da política de infraestrutura.

O projeto, denominado “Estudo da dinâmica econômica na configuração do modelo desejado do território nacional”, inclui um exercício de aplicação em algumas zonas do país do conceito de “Área Econômica Local”, que já foi utilizado pela CEPAL em trabalhos anteriores.

Este tipo de iniciativa ocorre no âmbito de recuperação do papel do Estado e seu envolvimento ativo nos processos econômicos e sociais da Argentina, onde também se insere o Seminário sobre atualidade e práticas de planejamento na Argentina, que está sendo coorganizado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires e a CEPAL. Nesse encontro os organismos do Poder Executivo Nacional (ministérios de Indústria, Agricultura, Ciência e Tecnologia, entre outros) exporão suas experiências recentes e os maiores desafios em matéria de planejamento. O seminário será realizado no fim de maio e contará com a participação ativa do Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social da CEPAL (ILPES).


 

 


 

 

 

 
  Através de sua participação na formulação do Plano Estratégico Industrial 2020, a CEPAL se converteu em um ator cada vez mais relevante para o estudo, a elaboração e a implementação de políticas de planejamento formuladas pelo Governo argentino nos últimos anos.
 
  O Seminário sobre atualidade e práticas de planejamento na Argentina está sendo coorganizado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires e a CEPAL.