PUBLICAÇÕES

  agro

Elos da desigualdade. Heterogeneidade estrutural, emprego e proteção social
(Julho de 2012, em espanhol)

Autor: CEPAL

A partir das diretrizes gerais do documento A hora da igualdade, apresentado pela CEPAL em seu Trigésimo terceiro período de sessões (Brasília, 2010), este livro focaliza os vínculos entre o emprego e a proteção social. Este livro, que é parte da coleção da CEPAL “A hora da igualdade” (disponível em espanhol), busca oferecer evidências sobre a forma em que se originam e transmitem as desigualdades na articulação entre o mercado de trabalho e a proteção social, mas também se propõe estabelecer um quadro de políticas que permita melhorar as sinergias entre ambas as esferas.

 
  pisa

O Estado frente à autonomia das mulheres
(Julho de 2012, em espanhol)

Autor: CEPAL

Este documento, incluido na coleção da CEPAL “A hora da igualdade” (disponível em espanhol), é fruto de um trabalho iniciado pela CEPAL em 2009 que se plasmou no documento Que tipo de Estado? Que tipo de igualdade?, apresentado em Brasília durante a Décima Primeira Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe (2010). Assinala a necessidade de articular um novo pacto social e fiscal para redistribuir o trabalho total das sociedades (trabalho produtivo e trabalho reprodutivo) entre homens e mulheres, inclusive a adoção de todas as medidas necessárias por parte do Estado, sejam legislativas, institucionais, educativas, sanitárias, fiscais e de participação das mulheres na tomada de decisões, para eliminar as tendenciosidades de gênero no mercado de trabalho.

 
  agricultura

Atlas. Diagnóstico sociodemográfico dos povos indígenas da Argentina
(Junho de 2012, em espanhol)

Autor: Bruno Ribotta

Este documento foi realizado no âmbito do projeto “Desigualdades territoriais e exclusão social dos povos indígenas e afrodescendentes em países da América Latina” da CEPAL e Fundação Ford. Tem como objetivo apresentar uma análise sociodemográfica dos povos indígenas da Argentina, com dados fornecidos pelo censo de população, domicílio e habitação realizado em 2001. Espera-se que a informação facilite a formulação e o acompanhamento de programas e políticas dirigidos a esses grupos.

 
  notas

Governança corporativa no Brasil, Colômbia e México: a determinação do risco na emissão de instrumentos de dívida corporativa
(Março de 2012, em espanhol)

Coordenadores: Georgina Núñez e Andrés Oneto

Recentemente, a governança corporativa (GC) adquiriu uma importância crescente. A CEPAL, em aliança com diversos organismos internacionais, como a OECD, a CAF e o BID, realizou este projeto que contempla a construção de uma matriz que recolhe os principais pontos fortes e fracos das normas de GC relacionadas diretamente com a emissão de dívida no Brasil, Colômbia e México. Define uma série de padrões à luz das normas e dos mecanismos de cumprimento. Estabelece um valor de referência (benchmark) que considera princípios de GC para fortalecer a emissão de bônus que, ao serem aplicados, geram incentivos de mercado e um regime legal que promove a expansão dos mercados de dívida.

 
  notas

Prospectiva econômica: uma primeira aproximação ao estado da arte
(Abril de 2012, em espanhol)

Autor: Luis Mauricio Cuervo

No contexto da celebração de seus 50 anos, o Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (ILPES) da CEPAL publicou este estudo que ressalta a importância de que as políticas de Estado tenham horizontes de longo prazo. Indica-se que o planejamento pode ser um instrumento poderoso, capaz de articular interesses de atores distintos (Estado, sociedade, governo, ambiente externo), de espaços diversos (nacional e local), com políticas públicas (de Estado, planos e programas, nacionais e subnacionais) com visão de longo prazo (sustentabilidade).

 
notas

O novo site de Publicações da CEPAL oferece também a possibilidade de baixar gratuitamente livros eletrônicos, ou “e-books”. Já existem vários títulos disponíveis em formato pdf, epub, mobi, rtf, swf, por exemplo, que podem ser visualizados em dispositivos móveis da Apple ou Android, bem como Kindle da Amazon. Para obter mais informações, siga o link (em espanhol).