PUBLICAÇÕES

  agro

Development, institutional and policy aspects of international migration between Africa, Europe and Latin America and the Caribbean
(Janeiro 2012, só em inglês)

Editores: Jorge Martínez Pizarro, Leandro Reboiras Finardi

Este livro inclui estudos sobre a migração da América Latina e África à Europa, a recente migração africana à América do Sul e os marcos institucionais que as regulam. Os estudos foram apresentados em um workshop organizado conjuntamente pela CEPAL, Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (CEPE) e Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (CEPA).

 
  pisa

Las alianzas público-privadas en energías renovables en América Latina y el Caribe
(Maio 2012, em espanhol)

Autores: Manlio F. Coviello, Juan Gollán e Miguel Pérez

Este documento destaca a importância da participação privada para incrementar o uso de energias renováveis não convencionais em projetos de média e grande e magnitudes, geralmente conectados a uma rede nacional de distribuição. Inclui uma breve explicação da segmentação do mercado da energia elétrica em alguns países selecionados (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai) e apresenta uma seção dedicada às alianças público-privadas.

 
  agricultura

Las mujeres y las tecnologías de la información y las comunicaciones en la economía y el trabajo
(Abril 2012, em espanhol)

Autores: Patricia Peña, María Goñi Mazzitelli e Dafne Sabanes Plou

Esta publicação examina, a partir do enfoque de direitos da mulher, a participação e a contribuição das mulheres na economia e no trabalho no âmbito das tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Tomando como base os informes, declarações e planos de ação que surgiram de conferências internacionais das Nações Unidas, o documento apresenta um panorama dos avanços logrados, bem como dos desafios e dificuldades em matéria de políticas das TIC e da inclusão digital.

 
  notas

Efectos del cambio climático en la costa de América Latina y el Caribe. Vulnerabilidad y exposición
(Abril 2012, em espanhol)

Autores: CEPAL, Governo da Espanha, Universidade de Cantábria

Este documento é o segundo de uma série de textos elaborados no âmbito do Estudo regional dos efeitos da mudança climática nas costas da América Latina e do Caribe. Estuda quatro zonas geográficas: América do Norte, América Central, América do Sul e Ilhas do Caribe, com uma longitude total de costas de aproximadamente 72.182 km. Analisa as mudanças detectadas nas dinâmicas costeiras, a influência da variabilidade climática, informação diversa sobre a vulnerabilidade das costas da região, abarcando tanto o meio físico como o socioeconômico, a configuração física das mesmas e os impactos e riscos previsíveis no futuro.