Speech
Os investimentos em energias sustentáveis podem ser um grande impulso (big push) para o desenvolvimento sustentável no Brasil? Quanto o país investe em energias sustentáveis, com foco em inovação? Quais são os impactos das diversas energias sustentáveis no Brasil sobre o meio ambiente, os empregos, a economia etc.? Como articular e coordenar políticas para impulsionar investimentos para acelerar a inovação em energias sustentáveis? Quais são as oportunidades e desafios para aumentar os investimentos em inovação nas energias sustentáveis no Brasil? Essas são algumas questões, entre outras, que o projeto Energy Big Push (Grande Impulso Energia) Brasil busca responder.
O workshop ocorreu no âmbito desse projeto, o qual tem como objetivo promover mais e melhores investimentos públicos e privados em soluções energéticas sustentáveis, com ênfase em inovação, contribuindo para um grande impulso energético no Brasil. O projeto é coordenado pelos parceiros CEPAL, CGEE, EPE e IEA e conta com a participação de representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Ministério de Relações Exteriores do Brasil (MRE), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de apoio da Cooperação Técnica Alemã (GIZ). A abordagem do Energy Big Push (Grande Impulso Energia) Brasil enfatiza a articulação e coordenação de políticas públicas e privadas para estimular investimentos sustentáveis no setor, no seu tripé econômico, social e ambiental.
O workshop teve como objetivo discutir os resultados preliminares alcançados pelo projeto até o momento, identificar avanços e lacunas, além de indicar pontos para desenvolvimento futuro. O evento contou com a participação de 47 pessoas, incluindo especialistas e representantes das instituições parceiras do projeto. Foi uma oportunidade para o intercâmbio de experiências, aprendizagem entre pares, revisão e aprimoramento dos resultados do projeto. Segundo os participantes do workshop, é necessário pensar o Energy Big Push (Grande Impulso Energia) Brasil não apenas como um projeto, mas como um processo que tenha continuidade no futuro.
As contribuições recebidas no evento serão incorporadas ao relatório final do projeto, que se pretende lançar no primeiro semestre de 2020 e será disponinilizado ao público.
Mais informações sobre o projeto Energy Big Push (Grande Impulso Energia) Brasil:
https://www.cepal.org/pt-br/proyectos/energy-big-push-grande-impulso-energia-brasil