Aller au contenu principal
Available in Español

CEPAL quer conhecer estudos de casos de investimentos de impacto para o desenvolvimento sustentável no Brasil

8 Avril 2019|Note d'information

8 abril a 11 Agosto

logo_70_cepal_port.jpg

Minicurso CEPAL 70 anos
CEPAL Brasilia

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas, por meio de seu Escritório no Brasil, convida pesquisadores, profissionais do setor privado, empresários, representantes da sociedade civil, formuladores de políticas públicas e servidores públicos a enviar estudos de casos sobre investimentos de impacto para o desenvolvimento sustentável no Brasil, que farão parte do projeto “Big Push para a Sustentabilidade no Brasil”.

Em termos simples, o “Big Push para a Sustentabilidade” representa uma abordagem para analisar articulação e coordenação de políticas (públicas, corporativas e comunitárias, nacionais, regionais e locais, setoriais, tributárias, regulatórias, fiscais, de financiamento, de planejamento, de inovação, de capacitação, etc.) que alavanquem investimentos (nacionais e estrangeiros) para produzir um ciclo virtuoso de crescimento econômico, gerador de emprego e renda, redutor de desigualdades e de brechas estruturais e promotor da sustentabilidade ambiental, social e econômica.

A CEPAL desenvolveu os contornos conceituais e analíticos básicos do “Big Push para Sustentabilidade” [1]. Nesse momento, busca-se reunir estudos de casos que permitam analisar as oportunidades e desafios para se colocar em marcha um grande impulso (Big Push) para um estilo de desenvolvimento mais sustentável no Brasil.

Serão entendidos como estudos de caso do “Big Push para a Sustentabilidade” as experiências e os exemplos de ações, medidas, planos, estratégias, programas, políticas etc. que ajudem a impulsionar um conjunto de investimentos destinado a dar maior sustentabilidade socioeconômica e ambiental ao estilo de desenvolvimento predominante local, regional ou nacionalmente. Para serem elegíveis como “Big Push para a Sustentabilidade”, os estudos de caso devem ser capazes de reportar pelo menos um indicador de cada dimensão do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental), detalhados nas regras dessa chamada.

Entre os estudos de casos, podem ser incluídos, para fins de exemplos:

Exemplo A. Implementação de política corporativa, plano de negócios e/ou inovação tecnológica que resultou em maior sustentabilidade ambiental de seus produtos e processos juntamente com impactos socioeconômicos positivos.

Exemplo B. Introdução de um programa público de investimentos (em infraestrutura, mobilidade, energia, saneamento etc.) que tenha ajudado a resolver problemas socioeconômicos (tais como acesso a serviços de energia, por exemplo, redução de custos logísticos, geração de empregos etc.) e/ou ambientais (maior segurança hídrica, redução de emissões de gases de efeito estufa, expansão de vegetação nativa etc.).

Exemplo C. Adoção de ações comunitárias e/ou tecnologias sociais que tenham gerado soluções ou inovações locais (por exemplo, para melhorar a gestão de resíduos sólidos ou para aplicar de forma sustentável recursos derivados de royalties e outras fontes) com benefícios econômicos, sociais e ambientais para a comunidade e/ou seu entorno.

Os estudos de casos que forem considerados elegíveis formarão parte de um repositório de casos de “Big Push para Sustentabilidade no Brasil”.

Os estudos de casos mais transformadores rumo à sustentabilidade econômica, social e ambiental serão reconhecidos e comporão uma publicação, que se planeja apresentar em evento paralelo sobre o “Big Push para a Sustentabilidade” na 25ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP25 da UNFCCC) a realizar-se em Santiago, Chile, em dezembro de 2019. Essa seleção dos estudos de casos de maior impacto visa a dar visibilidade e oportunidade de showcase às experiências e iniciativas que geraram resultados concretos em direção à sustentabilidade do desenvolvimento. A seleção será feita por um Comitê de Avaliação de especialistas em desenvolvimento sustentável e seguirá as regras dessa chamada.

Os estudos de casos deverão ser enviados até 11/08/2019 para o endereço eletrônico CEPAL.Brasilia@cepal.org com o seguinte título “Estudo de caso Big Push para a Sustentabilidade – [título do estudo de caso]”. Solicita-se que os estudos de casos sejam apresentados de forma resumida, entre 4 mil e 6 mil palavras, para fins de consideração para publicação. As regras detalhadas no anexo devem ser observadas.

Datas principais

  • Abertura da chamada: 08 de abril
  • Prazo para envio dos estudos de casos: 11 de agosto
  • Validação de estudos elegíveis como casos de Big Push para a Sustentabilidade (repositório): 13 de outubro
  • Anúncio da seleção dos estudos de casos mais transformadores: 11 de novembro
  • Evento paralelo (a ser confirmado) na COP25 da UNFCCC: dezembro

 

[1] As bases analíticas da abordagem do “Big Push para a Sustentabilidade” foram definidas nos últimos documentos dos Períodos de Sessões da CEPAL, quais sejam:

Horizontes 2030: a igualdade no centro do desenvolvimento sustentável (2016)

https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/40161-horizontes-2030-igualdade-centro-desenvolvimento-sustentavel

A ineficiência da desigualdade (2018)

https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/43569-ineficiencia-desigualdade-sintese

Foi também produzido um relatório dedicado ao Big Push no Brasil, realizado pela CEPAL em parceria com a Fundação Friedrich Ebert Stiftung (FES):

O Big Push Ambiental no Brasil: investimentos coordenados para um estilo de desenvolvimento sustentável (2019)

https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/44506-o-big-push-ambiental-brasil-investimentos-coordenados-estilo-desenvolvimento

 

Lugar: 

CEPAL

SBS - Edifício BNDES - 17º andar, CONJUNTO D CASA 10

BRASILIA - DF

70076-900

Brasil